Otoplastia, famosos e o seu bem-estar.

April 3, 2019

 

 

Brad Pitt, Thalia e Alessandra Ambrósio são algumas das celebridades que já recorreram ao procedimento. Ambos realizaram a cirurgia plástica nas orelhas no início de suas carreiras.

 

As orelhas proeminentes (de abano) comumente são percebidas logo nas primeiras semanas do nascimento. É a deformidade mais comum da orelha, atingindo aproximadamente 5% da população. Por vezes, os pais já compreendem logo cedo o estigma causado, por já terem tido essa experiência, dada à relação com histórico familiar.

A formação da orelha atinge 95% do seu tamanho aos 7 anos, idade que já pode ser considerada uma avaliação cirúrgica, evitando “bullying” que possam gerar traumas emocionais. Também é comum pacientes recorrem a artifícios diários: meninas que evitam prender o cabelo, e meninos que colocam suas orelhas por dentro do boné. A Otoplastia na infância ajuda a prevenir estes comportamentos e sentimentos.

 

Quando operar?

Existem diferentes graus de de orelhas em abano (do mais leve até os mais graves), porém a indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que o paciente apresenta. Existem pessoas com pequenas alterações nas orelhas, porém com um grande incômodo emocional.

A técnica da Otoplastia trata também de outros problemas como: sequelas de traumas, ausência congênita das orelhas e orelhas constritas. A idade mínima situa-se entre seis e sete anos de idade, pois nessa faixa etária se finaliza o crescimento das orelhas.

 

Pós-cirúrgico:

Após a cirurgia, o tempo médio de internação é de oito a doze horas e com relação a dores, sempre são prescritos analgésicos, mas geralmente não há dor, há apenas uma sensação de incômodo. Se houver dor importante, o médico deverá ser avisado para que examine e oriente.

Volta às atividades normais e exercícios físicos

Nas crianças, recomenda-se aguardar de três dias a uma semana para voltar às atividades escolares. Para os pacientes adultos, geralmente dois dias apenas são necessários.

 

Que profissional devo procurar

A importância de escolher um cirurgião de confiança e que utilize produtos de primeira linha é crucial para o bom resultado do seu procedimento. Busque sempre um cirurgião plástico membro da SBCP (Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica), pois é somente na consulta médica que o profissional irá entender suas peculiaridades e seus objetivos, e assim realizar os procedimentos adequados para sua saúde e bem-estar.

Please reload

Please reload

CATEGORIAS
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!