Qual a Prótese ideal?

February 4, 2019

 

 

As próteses de silicone são implantes que podem ser colocados nos seios, nádegas ou outras partes do corpo, para um aumento pontual do volume na região.

Nos seios, esses implantes podem ter finalidade terapêutica (reconstrução mamária) ou estética (aumento do volume das mamas), utilizado com o propósito de corrigir imperfeições (assimetrias), melhorar o contorno e tornar o corpo mais harmônico.

 

Antigamente, a colocação do implante de silicone era tido como caro e complexo, porém com a popularização das cirurgias e a evolução das técnicas cirurgicas, esse procedimento se tornou acessível a grande parte da população brasileira.

Falando em Brasil, atualmente ocupamos a vice-líder neste tipo de cirurgia (com cerca de 30 mil ao ano), ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

 

Tipos de mamoplastia:

O silicone é o principal material utilizado na mamoplastia. Ela pode ser:

• Mamoplastia de aumento: aquele que visa aumentar o volume da mama, 

• Mamoplastia Redutora: que tem por objetivo reduzir o volume das mamas, visando maior bem-estar físico ou estético.

• Mastopexia: reverte o caimento natural dos seios (ptose mamária), reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, garantindo simetria.

• Lifting: Não alterar o volume das mamas, mas as eleva, dando uma aparência mais jovem.

• Reconstrução mamária: Comuns em caso de câncer, onde a paciente necessitou realizar a retirada do seio.

 

 

Os primeiros passos:

Após você consultar seu cirurgião plástico, ele irá solicitar que você se consulte em um mastologista, para que o mesmo realize uma avaliação completa, e também solicite uma mamografia e/ou um ultrassom mamário.
Esses exames irão revelar se há alguma lesão não palpável de aspecto benigno ou com suspeita de malignidade. Caso seja diagnosticado algum problema, ele deve ser tratado antes da colocação das próteses.

 

Tipos de prótese

A escolha do tipo de prótese irá variar tendo em vista os desejos e o biótipo de cada paciente. É essencial avaliar o formato e proporções do corpo de cada paciente, pois muitas vezes, o modelo que ficou ideal em uma paciente, pode ficar desproporcional para outra.

A seguir, descubra diferente modelos de prótese de silicone: cuja principal diferença está na relação entre altura (o quanto o seio é projetado para frente) e largura (diâmetro da base).

Os diferentes tipos de perfis existem para proporcionar um resultado harmônico para diferentes biótipos e necessidades, tais como: tamanho do tórax, tendência à flacidez, objetivo do paciente.

 

• Prótese Cônica:

Indicação: É mais recomendada para pacientes que apresentam tórax estreito e os seios pequenos. Por sua base não ser alargada, se torna proporcional ao corpo e ainda e a projeção para frente é bem evidente.

 

Características: É o perfil que possui menor base e maior projeção (o mais pontudo dos modelos). A maior parte do volume dessa prótese está concentrada no centro, por isso, ela projeta os seios para frente, principalmente o mamilo.

Por ser considerado um formato de colo médio, a prótese cônica dá um resultado um pouco mais discreto. Isso também significa que a paciente pode optar pela prótese de silicone cônica para conseguir seios mais projetados, sem precisar colocar grandes volumes.

 

• Prótese Redonda:

 

Indicação: É a escolha para mulheres que querem seus seios bem avantajados, pois esta opção deixa o colo bem desenhado.

 

Características: É um dos tipos mais escolhido pelas mulheres. Este modelo preenche bastante a parte superior da mama, sendo o modelo que mais marca o colo. Indicado para quem possui o tórax proporcional e já tem, naturalmente, mamas com volume considerável.

 

• Prótese Perfil Baixo:

Indicação: Pacientes que possuam tórax muito mais largo e não desejam que seus seios fiquem em evidência, já que nesse caso eles são pouco projetados para frente.

Características: Este tipo de prótese possui maior diâmetro e menor projeção - base mais larga e altura mais baixa. É o tipo de prótese mamária menos utilizadas pelos cirurgiões plásticos.

 

• Prótese Anatômica:

 

 

Características:  O perfil anatômico, conhecido também como prótese gota, tem grande parte de seu volume concentrado em sua parte inferior, dessa maneira, proporciona o aumento da mama sem perder o contorno natural. 

Em geral, esta prótese é utilizada em cirurgias de reconstrução da mama, não sendo tão popular para procedimentos estéticos

Indicações: Popular em pacientes que necessitam reconstruir suas mamas, devido a doenças como o câncer de mama.

 

 

Quanto custa?

O valor exato para a colocação de uma prótese varia, pois ele depende de uma série de peculiaridades. Esta informação será informada após a avaliação presencial, pois na consulta o cirurgião plástico é capaz de determinar como o procedimento será realizado, o material, volume da prótese, etc...

Please reload

Please reload

CATEGORIAS
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!