Cirurgia plástica e a melhora na qualidade de vida de pacientes com queimaduras

A cirurgia plástica para pacientes que sofreram queimaduras é a possibilidade de um recomeço para a maioria deles, é a esperança de poder voltar a viver uma vida “normal” novamente. É muito emocionante poder fazer parte da história dessas pessoas, trazendo esperança e a promessa de um futuro melhor. Muito além da dor física e das mudanças que as queimaduras deixam no corpo, as marcas emocionais são igualmente fortes ou ainda mais graves. Por isso é muito importante que esses pacientes tenham também um acompanhamento psicológico profissional e todos em conjunto vamos trabalhar para conseguir o melhor resultado possível.

 

Noventa e sete por cento das pessoas tratadas em centros de queimaduras sobreviverão aos ferimentos, relata a American Burn Association, mas muitas sofrerão com cicatrizes graves e deficiências físicas ao longo da vida.  Cirurgiões plásticos especializados em tratamento de queimados podem fornecer tratamento de queimaduras agudas, como desbridamento de queimaduras, enxertos de pele e amputações; ou cuidados secundários com queimaduras, como revisões de cicatrizes após tratamento de queimaduras agudas, retalhos e expansão de tecidos. 

A evolução do cuidado da queimadura

 

As taxas de sobrevivência para pacientes com queimaduras melhoraram drasticamente na última década. As tecnologias e técnicas atuais incluem resurfacing a laser de cicatrizes de queimaduras, lipoenxertia e descompressão do nervo para reduzir a dor e a coceira, além de materiais biológicos para simplificar os procedimentos reconstrutivos.

 

Há cerca de 10 anos, tivemos um grande avanço quando notamos que o tratamento a laser não apenas melhorava as cicatrizes de queimaduras, mas também reduzia a dor do paciente diminuindo a inflamação da cicatriz e tornando a pele um pouco mais flexível.

 

O enxerto de gordura para cicatrizes de queimaduras é uma das principais técnicas cirúrgicas para o tratamento de queimados. Os tratamentos a laser ajudam a camada externa da pele, mas o enxerto de gordura - a injeção de células adiposas entre a pele e as fibras nervosas - aborda a superfície inferior da pele, trazendo mais volume as regiões queimadas e buscando criar uma uniformidade da pele novamente; essas duas técnicas combinadas visam trazer mais conforto para o paciente, físico e emocional. 

Tratar o paciente com queimadura

 

A relação entre nós cirurgiões plásticos e pacientes com queimadura é uma relação muito forte. Toda cirurgia reconstrutiva é muito especial, pois além de trazer “benefício estético” para o paciente, traz sentimentos perdidos após o acidente que tiveram, como esperança, autoconfiança, autoestima (...). Com as cirurgias plásticas os pacientes queimados têm a possibilidade de “viver em sociedade novamente”, de se olharem no espelho com amor e paz. 

 

A reabilitação muitas vezes não é um processo rápido e fácil, mas, se bem conduzida, poderá ser um processo muito mais tranquilo, uma jornada de autoconhecimento e “redescobrimento”, onde a confiança estabelecerá uma ligação que irá muito além da relação médico-paciente.

 

A família do paciente também estará envolvida em todo esse processo e essa ligação é muito importante para a recuperação (física e emocional) do paciente.

>> Lesia Cartelli - Para inspirar e dar esperanças aos pacientes que sofreram graves queimaduras

 

Lesia Cartelli, fundadora e CEO da Angel Faces, que sofreu graves queimaduras em mais de 50% de seu corpo em uma explosão de gás natural há quase 50 anos quando criança, credita seu cirurgião plástico pelo tratamento ideal que teve para queimaduras e ajudá-la a se recuperar dessa experiência traumática.

 

"Cirurgiões plásticos têm visto inúmeras lesões devastadoras, e seu senso de conhecimento, visão artística e experiência traz conforto e confiança ao paciente queimado", diz ela. "A explosão do gás natural me deixou terrivelmente marcada. Lembro-me de meu cirurgião plástico me dizendo: 'Você é uma jovem doce e corajosa, e vamos cuidar bem de você.' Eu sabia que ele iria, e eu sabia que podia confiar nele ".

 

Hoje, Lesia Stockall Cartelli é uma palestrante e autora muito procurada. Como dito anteriormente, é a fundadora e diretora executiva da Angel Faces - organização nacional sem fins lucrativos que oferece retiros de cura e apoio contínuo a meninas adolescentes e mulheres jovens com graves queimaduras / traumas. Cartelli sofreu ferimentos graves de queimadura aos nove anos de idade em uma explosão de gás natural. A casa de seus avós foi destruída, mas seu espírito sobreviveu. Nos últimos 30 anos, a Cartelli lançou e dirigiu programas de pós-tratamento para pacientes com queimaduras e traumas. Em 2003, ela fundou a Angel Faces. Cartelli transformou sua dor em uma vida de paixão e propósito. Milhares de pessoas foram profundamente afetadas por seus programas e palestras. 

 

 

Acho que a lição mais importante que Lesia traz é de nunca desistir, é necessário acreditar e não desanimar, sua vida não acaba após um acidente/incêndio, com VIDA, há possibilidades de lutar por um recomeço.

 

Please reload

Please reload

CATEGORIAS
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!