Dieta pós cirurgia plástica - Alimentos que ajudam no processo de cicatrização

 

Após fazer uma cirurgia plástica é importante ter uma dieta rica em alimentos cicatrizantes, isso ajudará muito na recuperação, facilitando a formação do tecido que fecha as feridas e ajudando a diminuir a marca da cicatriz.

 

Manter o corpo bem hidratado no período de pós operatório é muito importante, com a pele bem hidratada, a pele fica mais elástica e a cicatriz fica melhor. Além de beber muita água, tente também incluir os alimentos ricos em água como laranja, melancia, pepino e sopas em geral.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO:

 

>>PROTEÍNAS

Alimentos ricos em Proteínas ajudam na formação de tecido que vai ser necessário para fechar a ferida. Exemplos: Carne magra, ovo, peixe, gelatina, leite e derivados

>>ÔMEGA 3

Alimentos ricos em Ômega 3, reduzem a inflamação facilitando a cicatrização. Exemplos: Sardinha, salmão, atum ou sementes de chia.

>>FRUTAS CICATRIZANTES

As frutas cicatrizantes são importante na formação do colágeno, que ajuda a pele a ficar mais firme. Exemplos: Laranja, morango, abacaxi ou kiwi

>>VITAMINA K

Alimentos ricos em Vitamina K ajudam na coagulação parando a hemorragia e facilitando a cicatrização. Exemplos: Brócolis, aspargo ou espinafre.

>>FERRO

Alimentos ricos em Ferro, ajudam a manter as células do sangue saudáveis, que são importantes para levar os nutrientes ao local da ferida. Exemplos: Fígado, gema de ovo, grão-de-bico, ervilha ou lentilha

>>VALINA

Alimentos ricos em Valina, melhoram a qualidade de regeneração dos tecidos.

Exemplos: Soja, a castanha-do-pará, a cevada ou a berinjela.

>>VITAMINA E

Alimentos ricos em Vitamina E, melhoram a qualidade da pele formada. Exemplos: Sementes de girassol, avelã ou amendoim.

>>VITAMINA A

Alimentos ricos em Vitamina A, são bons para evitar a inflamação da pele. Exemplos: Cenoura, tomate, manga ou beterraba.

ALIMENTOS QUE ATRAPALHAM O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

 

Estes alimentos podem prejudicar a cicatrização porque o açúcar e a gordura industrializada aumentam a inflamação no organismo e dificultam a circulação do sangue, que é essencial para que os nutrientes cheguem à ferida para cicatrizar o tecido.

 

Por isso, é importante excluir da alimentação tudo que tenha gordura e principalmente açúcar, como:

  • Açúcar em pó, mel, melaço de cana;

  • Refrigerante, balas, chocolate, sorvete e biscoitos, recheados ou não;

  • Iogurte, leite achocolatado, compotas com açúcar;

  • Carnes gordurosas, carne de porco, salsicha, linguiça, bacon. 

Essas são apenas algumas dicas de alimentos que auxiliam e atrapalham no processo de cicatrização. Procure seu nutricionista para saber qual a melhor dieta para atender as suas necessidades pessoais. :) 

 

Please reload

Please reload

CATEGORIAS
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!