'Botox' melhora a aparência de cicatrizes em cirurgias reconstrutivas

April 20, 2018

 

A injeção de BTX-A - mais conhecida pela marca Botox - é amplamente usada no tratamento de linhas faciais e rugas. É o procedimento cosmético mais comum nos Estados Unidos e vem ganhando cada vez mais força e popularidade aqui no Brasil também. Nos últimos anos, além da finalidade estética, o botox também tem sido efetivamente usado para tratar uma ampla gama de problemas não-cosméticos.

‘Botox' melhora a aparência de cicatrizes faciais em cirurgia reconstrutiva

 

Em pacientes submetidos a cirurgia reconstrutiva da face, o tratamento com toxina botulínica tipo A (BTX-A ou 'Botox') pode melhorar o aspecto final das cicatrizes cirúrgicas, relata um ensaio clínico na edição de março da Plastic and Reconstructive Surgery®. revista médica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

 

"Este estudo demonstra que as injeções precoces de toxina botulínica pós-cirúrgica podem produzir cicatrizes cirúrgicas faciais melhores, estreitas e mais planas", segundo XiaoXi Lin, MD, PhD da Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai. Os resultados contribuem para a crescente lista de aplicações clínicas para o Botox - além de seu uso cosmético no tratamento de linhas faciais e rugas.

 

O estudo incluiu 16 pacientes submetidos a cirurgia plástica e reconstrutiva facial  durante um período de quatro meses. Os pacientes tinham em média 12 anos de idade. A maioria foi submetida a cirurgia por algum tipo de marca de nascença facial desfigurante, como nevo melanocítico ou mancha de vinho do porto.

 

Em cada paciente, metade da cicatriz facial foi aleatoriamente designada para tratamento com solução de botox e a outra metade com solução salina inativa (placebo), injetada imediatamente no final da cirurgia. Seis meses depois, cirurgiões plásticos independentes fizeram medições e avaliaram a aparência de ambos os lados da cicatriz. As cicatrizes tinham em média 6,74 centímetros de comprimento, com um alcance de três a 16 centímetros. O estudo incluiu dados de acompanhamento em 14 pacientes.

 

Por várias medidas, a aparência final da cicatriz foi significativamente melhor na metade tratada com Botox. Os lados tratados com Botox também eram mais baixos e mais estreitos do que os lados da comparação. 

Como o Botox  afeta o processo de formação de cicatriz?

 

 "Paralisia muscular temporária induzida pelo botox pode diminuir o movimento e o estresse em torno de uma ferida cicatricial", especulam o Dr. Lin e co-autores. "Este alívio da tensão pode ajudar a prevenir o alargamento da cicatriz facial, hipertrofia e hiperpigmentação". Eles citam estudos anteriores sugerindo que o botox também pode inibir certas células (fibroblastos) e mediadores envolvidos na cicatriz.

 

Ou seja, uma das principais ações da toxina botulínica na cicatrização é a redução da contração muscular nas bordas da ferida. Sem esta movimentação de contração, a cicatriz não fica esticada, o que permite que se recupere melhor (um dos fatores da cicatrização ruim é o estiramento de suas bordas, que estimula a formação de uma marca mais espessa e dura para tentar vencer o estiramento). Há  também outros estudos que demonstraram uma redução na formação de vasos sanguíneos após o uso da toxina botulínica. Com menos vasos sanguíneos formados, a cicatriz fica menos avermelhada e há menos suporte de sangue para estimular uma marca muito intensa (espessa e avermelhada).

 

 

Referência: "Effects of Botulinum Toxin on Improving Facial Surgical Scars: A Prospective, Split-Scar, Double-Blind, Randomized Controlled Trial" - Link

EM RESUMO:

O uso de botox é um super aliado para prevenir e suavizar rugas e linhas de expressão, e também é uma alternativa para tratar vários problemas como: enxaquecas crônicas causadas pela contração das pálpebras; sudorese extrema; olhos cruzados e muito mais. E agora, vem sendo cada vez mais utilizado para amenizar cicatrizes, preservando uma melhor aparência.

Você sabia que que o BOTOX tinha tantas funcionalidades? 

 

 

 




 

Please reload

Please reload

CATEGORIAS
Mande sugestões dos assuntos que
você gostaria de ver aqui no blog!